Publicado em: 13/04/2023

Se você é do ramo frigorífico, sabe que é preciso estar sempre atento às novidades e evoluções do mercado para se destacar. E uma das principais tendências dos últimos anos tem sido a automação na indústria de carnes, que traz inúmeros benefícios para o setor. Com a pandemia do novo coronavírus, essa tendência se acelerou ainda mais. Afinal, a automação pode substituir a mão-de-obra humana em atividades rotineiras, garantindo a segurança dos trabalhadores em momentos de distanciamento social.

Mas não é só isso. A automação também traz outras vantagens, como maiores produtividades, redução de custos e escalabilidade da produção. E isso é especialmente importante na indústria de carnes, onde é preciso aproveitar ao máximo a matéria-prima para ter uma produção eficiente. Claro que a automação não vai substituir completamente os trabalhadores humanos. Ainda há processos em que as máquinas não conseguem realizar com eficácia, exigindo a presença de pessoas. Além disso, é necessário que os colaboradores operem, monitorem e façam a manutenção das máquinas.

Mas o futuro da automação na indústria de carnes é promissor. Com o aumento da demanda por alimentos no mundo, podemos esperar que as máquinas e equipamentos se tornem cada vez mais rápidos e eficientes. E com o aumento das exportações para países mais exigentes, haverá uma necessidade maior de investir em tecnologia de embalagens das carnes.

Por isso, é importante que as empresas do ramo frigorífico estejam sempre atentas às novidades do mercado e invistam em automação para se manterem competitivas. Afinal, quem não se atualiza fica para trás, não é mesmo?

Então, se você ainda não investiu em automação na sua indústria de carnes, fica a dica: é hora de começar a pensar nisso!